Juliana dos Santos

1987, São Paulo, Brasil

Vive e trabalha em

São Paulo

WhatsApp Image 2021-05-04 at 17.35.30.jp

Artista visual, mestre em arte/educação e doutoranda bolsista Capes em Artes pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista UNESP. Juliana acaba de integrar o acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo participando da exposição Enciclopédia Negra. A artista vem realizando trabalhos em vídeo, pintura, performance, fotografia e multimídia, bem como investigado a cor Azul da flor Clitória Ternátea  como possibilidade da cor no processo de expansão dos sentidos.

 

A Sua pesquisa se dá na intersecção entre arte, história e educação, com interesse pela maneira como artistas negrxs se engajaram em práticas para lidar com os limites da representação.

 

Realizou a primeira individual em 2018, como artista/docente convidada na residência artística da Academia de Belas Artes de Viena. Sua primeira solo nacional foi pela Temporada de Projetos do Paço das Artes em 2019.   Foi premiada em terceiro lugar 16 Salão de Artes Visuais de Ubatuba. Esse ano foi selecionada na 12 Abre-Alas da A Gentil Carioca galeria (RJ). Ainda em 2021 participou da 12 edição da Bienal do Mercosul  está integrando o time de artistas da Trienal de Artes do Sesc Sorocaba (2020/2021).