Gabriel Francisco Lemos

 

 

1988, vive e trabalha em São Paulo, Brasil

foto_divulgacao_piano.png

Gabriel Francisco Lemos é compositor, artista e pesquisador. Já se apresentou e teve composições estreadas em festivais, eventos e exposições no Brasil, Londres, Chile, Mônaco e Portugal. Lemos trabalha no cruzamento entre as artes performáticas e a composição multimídia em diferentes contextos. Sua atuação tange a relação entre o sonoro e a mediação tecnológica em diálogo com a teoria da informação, sistemas complexos e práticas micropolíticas.

 

Entre 2009 e 2012, fez parte do Coletivo Repartição Pública, participando de exposições coletivas e uma individual decorrente do prêmio aquisição do Salão de Arte Contemporânea da Pinacoteca de Piracicaba. Desde 2012 participa ativamente do circuito de música experimental, improvisação livre e arte sonora brasileira. Entre 2013 e 2016, colaborou com o Grupo de Percussão da Universidade de São Paulo (PIAP), compondo peças de percussão para diversas formações e organizando concertos públicos.

 

Desde 2016, Gabriel também colabora com o artista André Damião e Rita Wu na realização do projeto Bloco Ruído, um bloco de carnaval independente que anualmente, toda quarta-feira de cinzas, desfila no carnaval paulistano. A partir de 2019 passa a integrar a equipe do GAIA – Grupo de Arte e Inteligência Artificial em parceria com o Center for Artificial Intelligence (C4AI/INOVA-USP), onde coordena o grupo de leituras e participa de diversos projetos coletivos. Atualmente, Lemos é doutorando pela Universidade de São Paulo (ECA-USP), onde pesquisa a implementação de redes neurais em síntese sonora aplicada a processos criativos em composição multimídia.