top of page
ybytu_black.png

Ybytu Residência Artística
Open Call

A residência YBYTU nasce de uma vontade dos colecionadores Georgiana Rothier e Bernardo Faria de criarem um programa internacional de residências artísticas em São Paulo. Com uma história já longa de colaboração com diversas instituições públicas e privadas, os dois decidiram usar esse know-how acumulado ao longo dos anos para criar um projeto que espelhasse as suas ideias. A primeira residência em formato de projeto-piloto teria início em Abril de 2020. Hoje, passados quatro anos, a YBYTU já recebeu mais de 15 artistas residentes. Esta iniciativa tem como principal objetivo promover uma nova oportunidade para artistas que busquem tempo para pensar e explorar a sua prática artística em contexto de ateliê, e a sua relação com o meio artístico e cultural.

Especificações:

  • A residência e todos os projetos que dela advenham serão acompanhados e debatidos com os colecionadores e com a curadora da residência, Luiza Teixeira de Freitas. Esta última terá reuniões semanais em formato virtual com o residente.

  • A residência artística é composta de apartamento + ateliê. Acontece num apartamento (equipado e mobilado, pronto a ser habitado), com espaço de ateliê na Travessa Dona Paula, um pequeno hub para as artes, em Higienópolis, São Paulo. O apartamento está especificamente destinado para este fim, com todas as comodidades necessárias incluídas.

  • O programa de residências destina-se exclusivamente a artistas residentes no Brasil.

  • A residência terá a duração de dois meses no decorrer do ano de 2025, com datas a definir posteriormente.

  • Será atribuído um per diem para despesas de alimentação no valor de R$ 100, perfazendo um total de R$ 6100 pela duração da residência.

  • Os candidatos deverão enviar uma carta de apresentação e portfólio, com CV anexo em formato digital até ao próximo dia 15 de Setembro para o endereço info@ybytu.org

bottom of page